terça-feira, março 15, 2016


Trabalh(ando)



** Para Alessandra Tavares, Beatriz Bressam, Camila Rocha, Gustavo Bassan, Jaqueline Zanovelli, Nicole Zuñiga, Roberto de Lima e Rodrigo Molitor - em ordem alfabética, ok?


Chegamos lá. Naquela vida de adulto de estudar, trabalhar e renovar e resolver e se comprometer e se responsabilizar. Chegamos lá, Aceitamos desaforos, engolimos o choro e temos que tomar pelo menos duas decisões importantes - que vão afetar a vida de outras cinco pessoas - todos os dias. Chegamos lá. Esquecemos a dor de cabeça, nos atrasamos e temos que resolver cinquenta e sete problemas por dia. Já chegou? Ainda não. Estamos trabalhando e andando.
Tenho gostado muito de andar assim. Esse caminho tem me feito enxergar (com dificuldade) alguns valores. Aprendi que sonhos podem caminhar juntos e que podemos colocar motivação em cada situação desse árduo trabalho. Trabalho que tem a ver com aprendizado, trabalho que tem a ver com objetivo, trabalho que tem a ver com sonhos e com prazer. O trabalho é seu mas atinge - pelo menos - outras 2 pessoas. E atingir pessoas de forma positiva e para o bem, consegue nos tornar operários cada vez melhores e dispostos. Ganhar dinheiro é (muito) bom, mas melhor ainda é sentir no peito o bem que você faz para alguém. E você fez isso com o seu trabalho. Consequência. Qualquer tipo de profissão consegue, sabia? Já parou para pensar? Enquanto a Secretária consegue dar um bom dia cheio de amor e indicar um jeito excelente de tratar o seu dente, o Engenheiro pensa em cada detalhe da sua nova casa. E ah, a Psicóloga não quer só atender, ela quer produzir conteúdo para ajudar as novas mamães depois do parto. Ela precisa ajudar essas mulheres. Percebeu o quanto muitas sofriam.
O Desenvolvedor Web faz sites incríveis - com muita responsabilidade - e ao perceber a sua tristeza (talvez porque entenda um pouco mais sobre a programação da mente) te envia palavras de apoio que mudam completamente o rumo do seu dia. E se a língua é o chicote da bunda, hoje ela vai me chicotear por falar para o bem.
A Coach quer muito te ajudar a chegar lá (no seu objetivo) mas ela também acaba virando amiga e te faz chegar em tantos outros lugares, por amor, por amizade, por amar e andar para o que faz. Ela encanta e ajuda - fora do expediente e sem obrigação nenhuma - mil pessoas, todos os dias.
Sabe aquela Vendedora da loja de roupas infantis? Além de ela achar um sapatinho bem lindo para a sua filha, ela te recebe com um sorriso incrível que aquece o seu coração. Ela gosta. Ela aprende com as vendas. Que talvez sejam consequência do seu bom desempenho e alegria.
O seu Sócio, que é mais tímido, introspectivo e tem dificuldade em falar em público, tem ideias incríveis e se mata para fotografar um evento de MMA. Ele amou o que fez e por isso, fez muito bem. Naquela noite, ele andou e fotografou um sonho e não sofreu por se sentir incapaz. Ele anda procurando um lugar. Um caminho e um sonho.
Um outro Coach precisa escrever para o seu público porque seu site precisa ser interativo. Mas, ele não só escreve como transborda o que acredita. Com o coração. Além de deixar o seu site atualizado, consegue emocionar e ajudar outras pessoas. Ele ama.
A Estagiária começa trabalhando de graça. Para acumular experiências e para sentir o prazer de conhecer o universo da sua profissão, que ela também ama. Tão apaixonada que encanta em cada traço de cada arte que produz. Além de entregar, compartilha em sua própria página. Em sua própria vida. Ela acredita no que faz, no que produziu. Por consequência, hoje ela já ganha alguns trocados com isso. E vai ganhar cada vez mais.
A Jornalista apaixonada não conseguiu ficar desempregada. Nem por 2 meses. Ela trabalha - literalmente - o dia inteiro e ganha pouco. Trabalha para ajudar, para conhecer e para fazer acontecer. E ela sempre faz. Faz aquilo com tanta facilidade que parece hábito. Nunca fica parada - porque não quer e não tem oportunidade (Trabalha em um de manhã e em outro a tarde/noite). Ela é boa.
Uma outra Jornalista ainda não sabe muito bem o que quer seguir. Não sabe se redação, não sabe se âncora do Jornal do Nacional ou assessora de imprensa. Mas ela anda. Vai conhecer cada área e participa de cada uma delas com total profissionalismo e competência. Ela quer aprender. Ela gosta de contar histórias e poder ver em cada um dos entrevistados, um novo aprendizado.


Acho que o trabalho é a vida real, mais real do que nunca. As coisas se misturam (amores, sonhos, objetivos e prazeres) e nos fazem andar. Encontramos decepções, amigos, apoio e muito trabalho. Sem sentir, sem querer.


Quando trabalhamos e andamos para aquilo que acreditamos, tudo faz sentido. Cada um com a sua personalidade ou tipo (do Eneagrama rs) consegue entregar alguma coisa de valor para alguém. E quando isso acontece, todos os desaforos, todas as desmotivações e todas as preocupações, ficam para trás. São engolidas - e logo aparecem de novo e são engolidas, de novo. Como um ciclo. O ciclo de quem trabalha.
Por mais Profissionais assim, com LETRAS MAIÚSCULAS e brilho no olhar.
Precisamos andar e trabalhar para o que nos faz nos sentir vivos e úteis. E amigos, isso sempre existe em algum lugar. É preciso achar e quando achar, fazer o melhor que pudermos. Você vai respirar mais aliviado e satisfeito.

Como eu, que ando trabalhando. E amando ;)

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t